Modelo Padrão

O Modelo Padrão da Física de Partículas descreve o conjunto de partículas fundamentais e a forma com que interagem entre si e com a matéria. Esse modelo é considerado o mais elegante, pelos físicos, por se basear na simetria.
Embora haja diversos modelos de simetria, o Modelo Padrão se baseia em três simetrias principais: 1. U(1) - simetria do Eletromagnetismo, SU(2)- simetria de Força Fraca e SU(3)- simetria de Força Forte, pois todas já foram observadas na natureza, antes mesmo de serem parte do Modelo Padrão.

Simetria

Quando se pensa em simetria, se imagina que tudo que se tem de um lado, de um plano normal-ou plano de simetria, se tem o outro lado, e cada partícula se equivale. Embora isso seja válido, quando se trata de espelhos, a simetria do Modelo Padrão não se comporta dessa forma.
Simetria do Modelo Padrão
Para ilustrar a simetria do Modelo Padrão, tomar-se-á uma reação nuclear como exemplo.
Toda reação nuclear origina neutrinos com Spin-Up, denominados "canhotos", que viajam em sua direção, contudo, como os neutrino sabem qual lado é direita e qual é esquerda?
Além disso, existem ao todo 25 parâmetros livres, que embora definam o comportamento das partículas, não descrevem o motivo de seus valores mássicos.


Gerações

Todas as partículas existentes no Modelo Padrão são compostas por três gerações, cuja a diferença se dá pela massa.
Tanto o elétron quanto o múon e o tau são partículas com as mesmas características, que se distinguem pela apresentação da ordem crescente de massa.

Força Fraca SU(2)

A teria sobre a força nuclear fraca foi desenvolvida muito antes da teoria do Modelo Padrão e se manteve incompleta até a descoberta do neutrino e o desenvolvimento do Modelo Padrão.
Atua principalmente nos léptons - elétrons e neutrinos, pois não diferencia essas partículas já que são simétricas (em relação a Força Fraca) e uma pode se transformar na outra quando há interação dessas partículas com os Bósons W ou Z.
Sabe-se que a Força Fraca é, em parte, a responsável pela energia do Sol. 





Referencias
https://hypescience.com/o-que-e-e-de-onde-veio-o-modelo-padrao-da-fisica/