Segundo o site Universia em seu artigo "Brasileira morre de malária no Quênia após abandono por medo da Covid-19", publicado no último dia 4, uma brasileira foi abandonada à morte pela equipe médica, no Quênia.
A brasileira estava em um mochilão pela África quando contraiu malária. Ao todo passou por 8 países africanos, antes de chegar ao Quênia, onde ficou 3 dias isolada no quarto reservado pelo Airbnb. A host levou a brasileira para um hospital público, onde ficou isolada, mas sem aproximação da equipe médica ou qualquer exame de sangue, por medo de contaminação por COVID19.
No dia seguinte, a brasileira foi transferida para um hospital partícula, após intervenção do consulado brasileiro, onde foi diagnosticada com malária, mas devido ao estágio avançado da doença, veio a óbito.
Então, olhando para esse caso vamos diferenciar, a seguir as doenças
MaláriaEntão, olhando para esse caso vamos diferenciar, a seguir as doenças
Malária
A malária é uma protozoose transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anofelino contaminado pelo parasita Plasmodium sp, sendo o mais grave o Plasmodium falciparum. Geralmente o mosquito pica enter o anoitecer e o amanhecer.
A infecção causada por esse parasita se desenvolve rapidamente, atacando o figado, onde se multiplicam e entram nos glóbulos vermelhos do sangue, se multiplicam e rompem as células vermelhas, levando a disfunção de órgãos vitais. Sem um tratamento adequado e imediato pode levar a morte.
Ciclo da malária |
Os sintomas da malária são semelhantes ao da gripe, inicia entre 9 -14 dias após a infecção, com febre cíclica ( pode ocorrer também calafrio e suor em grande quantidade), fraqueza, dor generalizada, vômito, conclusões e coma.
O tratamento é feito com uma combinação de fármacos à base de artemisinina.
COVID-19
A COVID19 é uma doença respiratória causada pelo vírus da família dos coronavírus. A transmissão é feita pelo contato da secreção de uma pessoa portadora do vírus para outra. Os primeiros sintomas aparecem entre 5-16 dias após o contágio.
Os sintomas iniciais são similares aos da gripe, como febre, fraqueza e dor no corpo. Mas há também a presença de tosse e dificuldades respiratória.
Casos graves é necessário o auxilio de um respirador mecânico e até o momento a mortalidade é de 50% dos casos graves.
Sintomas da COVID19 |
Referencias
O que é coronavírus? (COVID-19)