Yvonne Brill

Yvonne Brill




Quando o assunto são cientistas de foguetes, embora pareça estranho, mas as mulheres estão em um número bastante expressivo, principalmente no Centro Lemelson, local que a maioria dos cientistas de foguetes são mulheres.



Yvonne Brill


Yvonne Brill nasceu em dezembro de 1924, em Winnipeg, Canadá. Graduou em Matemática (1945) na Universidade de Manitoba, também realizou pós graduação, mestrado em Química pela Universidade do Sul da Califórnia.
Conseguiu emprego na Douglas Aircraft, que mais tarde se tornou a base da RAND Coporation (Santa Mônica- Califórnia), participou dos primeiros projetos de satélites americanos. Trabalhou com foguetes, participando dos estudos pioneiros que definiram o desempenho do propulsor de foguetes. Na RAND conheceu Willian Franklin Brill, um pesquisador em química, mais tarde se casaram.
Yvonne Brill (Imagem do YouTube)
Posteriormente mudaram para Costa Leste, para trabalharem, Yvonne foi trabalhar na Wright Aeronáutica. Acompanhou seu marido de um emprego ao outro, dedicou-se por 8 anos à criação de seus três filhos. Nesse tempo, final da década de 50, também se dedicou, parcialmente, a pesquisas relacionadas com satélites, ganhando fama e trabalhou, em tempo parcial, como consultora na FMC Corporation.
Em 1966,Yvonne Brill assumiu um cargo na subsidiária Astro Eletronics da RCA, local no qual patenteou seu sistema de propulsão para satélites, ganhando reconhecimento internacional.
De 1981 à 1983 trabalhou para NASA, mas retornou à RCA por três anos. De 1986 à 1991 foi gerente de propulsão para Organização Internacional de Satélites Marítimos em Londres, até se aposentar.
Faleceu em 27 de março de 2013, aos 88 anos em Princeton, EUA, por complicações do câncer de mama.

A Cientista de Foguetes: Yvonne Brill


Satélite Tiros
Yvonne Brill foi pioneira no propulsor termoelétrico de hidrazina, desenvolveu um sistema de propulsão de foguetes para satélites de comunicação geosintróficos e órbita terrestre baixa, melhorando, em muito, a eficiência dos sistemas de propulsão espacial para manter satélites de comunicação em órbita.
Seu sistema se tornou padrão na industria aeroespacial, pois permitiu transportar menos combustível, mais equipamentos e permanecer por maior tempo em órbita. A patente foi registrada em 1972 e o primeiro satélite lançado com o sistema de propulsão desenvolvido por Yvonne Brill, foi em 1983.
Em seus projetos estavam inclusos sistemas de propulsão para o satélite Tiros, primeiro satélite meteorológico americano, e uma série de foguetes para missão dos EUA na Lua, os foguetes Nova. Além do envolvimento nos projetos dos satélites Atmosphere Explorer, primeiro satélite da atmosfera superior e o satélite Mars Observer, que quase entrou na órbita de Marte, antes de perder comunicação com a Terra.
Foguetes Nova
Na década de 40, Yvonne Brill foi a única mulher a trabalhar nos primeiros desenhos de satélites americanos
Enquanto trabalhou para a NASA, Brill contribuiu para o desenvolvimento de um motor foguete para ônibus espacial.

Prêmios


Em 1986 recebeu o prêmio SWE (Society of Women Engineers - Sociedade das Mulheres Engenheiras). No ano seguinte foi eleita para a Academia Nacional de Engenharia por seu trabalho avançado de tecnologia de propulsão de espaçonaves e desempenho de propelentes.
Em 2001 ganhou a Medalha de Serviço Público Distinguido da NASA, dados aos funcionários não-governamentais que contribuíram em nível de excelência e causaram impacto profundo ou indelével para o sucesso da missão da NASA. No ano seguinte recebeu o prêmio Wylde Propulsion, do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica.
Em 2009 recebeu a Medalha John Fritz, da Associação Americana de Engenharia. Em 2010 recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação e indução no Inventor Nacional Hall of Fame pelo sistema de propulsão Monopropellant de nível de impulso duplo.




Referencias
Rocket Scientist and Inventor Yvonne Brill
Yvonne Brill
Yvonne Brill, a Pioneering Rocket Scientist, Dies at 88