Plasma: Quarto Estado da Matéria

Imagem do Telescópio Hubble: Plasma Interestrelar
Já definido as características do quarto estado da matéria, denominado plasma, tem como principal característica a presença de gases ionizados.
A foto ao lado foi obtida pelo telescópio Hubble, é uma de várias, nuvens interestelares de gás ionizado, o que nada mais é que o plasma interestelar.
Os cientistas do laboratório Large Plasma Device, Califórnia, estão demonstrando que não é preciso ir tão longe para observar esses belos eventos.

O Plasma

A definição mais simples de plasma é um gás superaquecido, segundo Alex Atonelli do Instituto de Física da Unicamp, o fogo é um exemplo de plasma.
Os 4 estados mais comuns da matéria
O quarto estado da matéria ocorre mais facilmente quando se aquece um gás até que os elétrons se desprendam das camadas eletrônicas de seus respectivos átomos, tornando o gás ionizado. O plasma é estudo afim de se entender melhor a fusão nuclear (processo de unir dois núcleos atômicos).


O processo de fusão nuclear é visto como fonte inesgotável de energia no futuro e o plasma entra como fonte de energia nesse processo, que resumiria da seguinte forma:

(1) Mistura entre os gases trítio e deutério (ambos isotopos do hidrogênio) recebem energia;
(2) Os elétrons se desprendem dos átomos e dão origem ao plasma;
(3) Bombardeando esse sistema com mais energia,os núcleos atômicos do tritio e deutério se fundem formando o elemento hélio e por consequência liberam mais energia.
(4) A falha: há a liberação de nêutrons, o que torna o plasma radioativo;

Imagens 3D do Plasma

Ondas de Alfvén
O plasma suporta uma variedade de ondas, dentre elas as ondas de luz e som, além de outras que são encontradas apenas no plasma, como a onda de Alfvén.
As conhecidas por ondas de cisalhamento de Alfvén, em homenagem a Hannes Alfvén, que previu sua existência e ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1970.
Com as novas tecnologias 3D, desenvolvidas para o cinema, os cientistas do laboratório Large Plasma Device agora podem observar as ondas tridimensionais.

Ondas de Alfvén

As ondas de Alfvén são ondas magnetohidrodinâmicas de baixa frequência e se propagam na direção do campo magnético através da oscilação de íons.
Essas ondas desempenham papel central na estabilidade dos dispositivos de confinamento magnético utilizados nas pesquisas sobre a fusão nuclear, além de dar origem à formação das auroras e contribuir com o aquecimento e aceleração de íons na coroa solar, como também na aceleração de partículas em longas distâncias no espaço interestelar.



Referencias
Quarto estado da matéria deixa físicos em êxtase
Qual é o quarto estado da matéria?
Saiba o que é plasma, o quarto estado da matéria