COVID-19: Com um pouco de engenharia e ciência, descubra as FakeNews

Coronavírus COVD19
Em tempos de pandemia, qualquer informação verídica ou não ( as famosas fake news) se espalha muito rápido. O Grupo de Estudos da Desinformação em Redes Sociais da Unicamp criou um hotline ( +55 19 99327 8829) no whatsapp em que você pode enviar qualquer fake news relacionada ao coronavírus, a ideia é criar um banco de dados.
Descubra abaixo as 6 Fake News relacionadas a transmissão, origem e tratamento do novo coronavirus, denominado COVID-19.

Quer entender por que álcool70, sabão e outros desinfetantes são eficazes contra vírus? Então leia agora, clicando aqui!


1. A China fez manipulação genética e se autoinfestou para gerar uma crise econômica.

O artigo "The proximal origin of SARS-CoV-2" publicado na revista Nature Medicine demonstra que o vírus SARS-CoV-2 responsável pela doença COVD-19 surgiu de processos naturais evolutivos, com mutações no genoma do vírus. Essas mutações genéticas surgem aleatoriamente durante a replicação viral e podem tornar o vírus mais infeccioso para seres humanos.
Como os vírus tem genomas relativamente pequenos é possível sequenciá-los inteiramente, de forma confiável e realizar comparações entre as sequências disponíveis. Essa comparação é realizada a partir de uma série de fórmulas matemáticas que determinam a relação entre as sequências do genoma, identificando mutações e substituições de genomas. Assim é possível predizer, com base em árvore filogenética e modelos evolutivos, como aconteceu a evolução do vírus durante os séculos.
A mutação ocorreu no genoma do SARS-CoV-2 está relacionada com a proteína SPIKE, que se liga ao receptor ACE2, presente nas células pulmonares, auxiliando o vírus a aderir na superfície e invadir as células de forma intensa, causando a doença. Contudo, essa ligação não é perfeita, desta forma foi possível concluir que essas mudanças são imperfeitas, tornando improvável a manipulação genética feita pelo homem.

2. O Coronavírus é dos morcegos

De acordo com o artigo "Estudo genético mostra por que o vírus da covd19 não foi "feito em laboratório"" publicado pelo Jornal USP, ao analisarem as variações de todo o genoma do vírus SARS-COV-2 observaram que esse vírus apresenta uma proximidade com o vírus RATG13, encontrado em morcego. Indicando que ambos apresentam um ancestral comum, contudo partes específicas do genoma dão oportunidade de explica eventos evolutivos e identificar as mutações mais importantes para infecção em humanos.
Outro ponto é que a mutação encontrada que favorece a infecção em humanos é parecida com a já observada no genoma do vírus encontrado no pangolim. Sendo assim, é necessário analisar um número maior de vírus de outros animais para apontar com certeza a origem do SARS-COV-2.

3. Já tem vacina para o Coronavírus

De acordo com a publicação "Grupo da Unicamp investiga fake news sobre o coronavírus" presente no domínio da Universidade de Campinas, a Unicamp, nenhum país desenvolveu vacina até o momento, não existe vacina alguma contra o COVD19.
O que realmente está acontecendo é o mundo inteiro se movimentando em busca pela vacina, que geralmente leva mais de um ano para ser desenvolvida, testada e produzida em massa.


4. Cocô e Urina da vaca são usados como cura

Essa ideia surgiu durante uma discussão sobre o contrabando de gado para Bangladesh, durante uma assembléia. Segundo o jornal The Economic Times no texto " 'Gaumutra', 'gobar' may cure coronavirus: BJP MLA tells Assam assembly"  Suman Haripriya, afirma que o gado de Bangladesh é em sua maioria contrabandeado da Índia, país em que a vaca é considerada sagrada.
Tanto a urina como o cocô das vacas são comumente usados em esterco, combustível, remédios e rituais religiosos hindus, nesse contexto Haripiya afirmou que tanto a urina como o esterco são úteis no tratamento de doenças graves, como o câncer e que a urina quando pulverizada purifica o ambiente.

5. Desinfetantes com ação bactericida não tem eficácia contra o vírus

De acordo com o jornal Newsweek na publicação "CORONAVIRUS FAKE NEWS: FACT CHECKING COVID-19 PANDEMIC HOAXES AND MISINFORMATION ONLINE" a OMS (Organização Mundial da Saúde) a pulverização do álcool ou cloro nas roupas ou no corpo não mata o vírus dentro do seu corpo, mas o contato tanto do álcool como do cloro com o corpo e com as membranas mucosas são prejudiciais.
O álcool deve ser usado quando não há água e sabão para lavagem das mãos e não é qualquer álcool que tem ação desinfetantes, são aqueles que tem mais de 70% de álcool,  o famoso álcool 70.
OBS: Não há evidencias que soro fisiológico tem ação positiva contra o coronavírus pouco menos protetiva.


6. Use a vacina do seu PET para se proteger do COVD19

Tem um vídeo circulando em redes sociais de um homem mostrando a caderneta de vacinação do seu cachorro que conta a imunização para o " Vanguard HTLP 5 /CV-L", um tipo de coronavírus. Ele ainda argumenta que seus cachorros estão mais bem imunizados que ele e que o vírus (COVD19) não é novo, pois já existe a vacina canina.
Na publicação "Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus" do G1 o fabricante da vacina canina argumenta que o produto é destinado ao coronavírus canino e não ao novo, que infecta humanos. Continua dizendo que o coronavírus presente na vacina é bem conhecido e responsável por um quadro gastrointestinal em cães e não serve para tratar pessoas infectadas  pelo SARS CoV 2 pouco menos como meio de prevenção.


Quer conhecer mais fake sobre o coronavírus espalhadas?
Acompanhe o Fato ou Fake do G1 que é atualizado constantemente!