BITCOIN : Resenha Sobre a Moeda





O Bitcoin nada mais é que uma moeda, que diferentemente das outras não existe fisicamente, é descentralizada e sua comercialização é feita via internet, em ambiente codificado e seguro.


Por que essa moeda chamou atenção


No início de 2017 o valor de 1 Bitcoin era de apenas U$1 000,00, já em dezembro do mesmo ano a moeda chegou a valer U$18 000,00. Um dos motivos para essa valorização foi que tal deixou de ser vista como especulação e potencial risco, passando a interagir no mercado financeiro, em bolsas tradicionais como a de Chicago e a Chicago Board Options Exchange.
Essas bolsas oferecem o Bitcoin na opção de mercado futuro, cujos contratos de compra e venda são dados em datas futuras, com lucro arbitrário. Esta é uma forma usada para se proteger contra a volatilidade dos preços.

O que é o Bitcoin Afinal?

De forma bem simples e generalizada, o Bitcoin é um arquivo digital que existe e funciona apenas online. Cada Bitcoin é gerado por um processo computacional complexo, denominado mining, ou mineração.
Mineradora
Atualmente, existem computadores cuja função é apenas minerar tal moeda. Esses computadores ligados a rede de internet competem entre si, para validarem as operações e assim formarem um bloco, sendo que cada bloco fornece 12,5 bitcoins, que por sua vez é dividido entre os mineradores.
Criada em 2008, cada Bitcoin gerado e cada transação ficam registrados e criptografados em um banco de dados descentralizado, conhecido como blockchain. 
Os computadores já citados acima são denominados nó, quando uma transação ocorre, o software seja do site ou da corretora, conecta-se aos computadores, sinalizando o montante que uma carteira envia à outra, sendo que o comprovante será criptografado e registrado na blockchain, que, por sua vez, será replicado a todos os nós, presentes no bloco. Desta forma é impossível fraudar as transações e estas também não são rastreáveis. 
Mas nem tudo são flores, o Bitcoin não será eternamente criado pela Blockchain, há um limite de 21 milhões e esse limite está cada vez mais próximo, hoje estima-se que há cerca de 17 milhões de Bitcoins circulando no mercado. Preve-se que em até 2033 todo os 21 milhões de bitcoins já estarão circulando no mercado.
Ao contrário das outras moedas, que os bancos centrais e outras instituições financeiras regulam e interferem em seus valores de mercado, o Bitcoin tem seu preço determinado pelo quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele.

Onde Posso Usar o Bitcoin?

Estima-se que há cerca de 20 milhões de pessoas usando o Bitcoin. As moedas ficam guardadas em carteiras - sequência de 34 caracteres, entre letras e números- uma espécie de conta digital.
O Bitcoin ainda não foi oficialmente reconhecido, logo não é possível pagar impostos e débitos com a moeda, contudo alguns estabelecimentos comerciais já aceitam pagamentos em Bitcoin, como a Microsoft, Dell e Expedia.
Alguns economistas afirmam que o valor do Bitcoin cresceu tanto pela euforia de investidores dispostos a pagar o necessário para não ficarem de fora, como aconteceu com a bolha da internet em 2000 e em 2008 com o mercado imobiliário americano. Já outros afirmam que o crescente valor se deu pela passagem do Bitcoin para o mercado financeiro tradicional.


Referencias