Braço Hidráulico e o Principio de Pascal

Há alguns dias essa bela engenhoca hidráulica de papelão viralizou nas redes sociais.
Algum dia você já tinha imaginado que seria tão fácil montar um braço hidráulico com um par de garras? Pois é, nem eu!
Confira o vídeo abaixo, e veja o que separamos para nossos leitores.


Como Funciona um Braço Hidráulico


Esse bela engenhoca de papelão opera seguindo o Principio de Pascal, do qual, costuma ser enunciado da seguinte forma:

"Um acréscimo de pressão exercido num ponto de um líquido ideal em equilíbrio é transmitido igualitariamente por todos os pontos desse líquido e às paredes do recipiente que o contém"

A partir do vídeo, observa-se o Principio de Pascal toda vez que o embolo da seringa é empurrado, fazendo com que a outra seringa, anexada ao braço, se encha, seu embolo é puxado para fora, movimentando o braço. Desta forma, a pressão exercida pelo liquido ao ser transferido para outra seringa é transmitida.
Isso ocorre independentemente do diâmetro das seringas conectadas serem iguais ou distintas, pois a pressão transmitida se mantem equivalente em ambas, o que pode acontecer é o embolo subir mais rapidamente, no caso de uma seringa com diâmetro menor, ou mais lentamente, chegando à não puxar o embolo ao máximo, no caso de uma seringa com diâmetro maior, considerando ambos os casos ligados ao braço.
Simples, né?

Esse mesmo Principio é usado em freios e elevadores hidráulicos.

Se você gostou da ideia e pretende montar algo similar para seu trabalho de mecânica dos fluídos ou máquinas hidráulicas, confere esse vídeo, do Manual do Mundo. Nele é ensinado a montagem de um guindaste, também hidráulico:



Referencias
How to Make Hydralic Powered Robotic Arm from Cardboard
Como fazer um robô guindaste hidráulico (experiencia de hidráulica)