Yvonne Mascarenhas

No dia Internacional da Mulher nada melhor que homenagear uma mulher que está se destacando no campo científico, um exemplo para muitas brasileiras e latinas.


Vida Acadêmica de Yvonne Mascarenhas

Yvonne Mascarenhas
Em 1954, Yvonne Mascarenhas graduou em Química e Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1963 se tornou doutora em Química pela Universidade de São Paulo e em 1973 pós-doutora pela Harvard University.
No ano de 1972 tornou-se livre docente da Universidade de São Paulo, em 1981, Yvonne Mascarenhas se tornou professor titular do Instituto de Física de São Carlos, instituto no qual também foi diretora entre os anos de 1994 e 1998.
Atualmente é aposentada em exercício da Universidade de São Paulo. Desde 2010 dedica-se à Difusão Científica voltada para Ensino Fundamental e Médio, coordenando o Grupo de Trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP -São Carlos e a Agencia de Difusão Científica, sendo que esta última possui o canal "Portal Ciência".
Em 2013 recebeu o título de Professor Emérito do CNPq e hoje faz parte da 3a. Edição do Pioneiras da Ciência no Brasil, do CNPq

Pesquisas de Yvonne Mascarenhas

Yvonne Mascarenhas tem experiência na Física, destacando-se na Física da Matéria Condensada. Utiliza técnicas de raio-X para determinar estrutura cristalina e moleculares de amostras mono e policristalinas.
Para amostra sólidas semicristalinas e materiais em solução utiliza espalhamento de raio-X à baixos ângulos.
Destacando alguns de seus últimos trabalhos como:

  1. "Avanço, Benefícios e Riscos da Nanobiotecnologia": iniciada em 2009 e desenvolvida até o momento. Essa pesquisa é realizada em áreas de interesse de nanobiotecnologia aplicada à saúde, como a investigação de problemas relacionados o uso da nanobiotecnologia, desenvolvimento de materiais híbridos conjugando nanomateriais como nanopartículas e nanotubos, com propriedades otimizadas. Liberação controlada de fármacos e biossensoreamento para diagnósticos e desenvolvimento de nanomateriais, que auxiliem no entendimento sobre o processo de conjugação desses nanomateriais com moléculas biológicas, visando potencializar as propriedades destes nanocompósitos híbridos. Avaliam,também,os ricos da utilização de nanomateriais na medicina, através da análise de nanotoxidade in vitro e in vivo e detecção de nanopartículas em tecidos vivos.
  2. "Análise Estrutural de Materiais por Difração de Raio X": pesquisa iniciada em 2011 e em desenvolvimento, é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  3. " Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria": sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC - USP - EESC), o Centro de Pesquisas, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) foi fundado em 2013, e é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso da ciências matemáticas, destacando a matemática aplicada, estatística e ciência da comunicação, como recurso industrial. As atividades desenvolvidas neste local, são realizadas em um ambiente interdisciplinar, enfatizando a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais.
  4. "Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica": Yvonne Mascarenhas é coordenadora desse instituto, que tem como principal função a difusão científica e tecnológica com ênfase em eletrônica orgânica. Iniciativa do IEASC-USP, tendo o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - São Carlos (IEA/SC/USP) como responsável.

Prêmios

Yvonne Mascarenhas tem em seus currículo Lattes, cerca de 20 prêmios, em 2014,dado pela CNPq o prêmio de Pioneiras da Ciência no Brasil. Em 2013, também prêmio da CNPq foi declarada Professor Emérito do CNPq.
Em 2006 foi denominada o prédio do Núcleo Operacional de São Carlos Science Park de Solar da Inovação Sérgio e Ivonne Mascarenhas (parq. Tec.),em 2005 foi homenageada durante sessão solene do Ano Mundial da Física, na Câmara dos Deputados. Em 2001 tomou posse, como novos acadêmicos, da Academia Brasileira de Ciências, sendo que em 200 foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Neste ano de 2017, Yvonne receberá, junto com outras 11 pesquisadoras o prêmio de "IUPAC-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards", única representante da América Latina. O prêmio será recebido durante o 46º Congresso Mundial de Química da IUPAC, que ocorrerá e julho, em São Paulo.






Referencias
 Currículo Lattes de Yvonne Mascarenhas
Professora Yvonne Mascarenhas recebe prêmio internacional