Bóson de Higgs: A partícula de Deus

Modelo Atômico (www.simposiosaudequantica.com.br)
Até 1930, ao que se sabia, a matéria era composta por átomos. que por sua vez, eram compostos por partículas subatômicas, que se resumiam apenas em elétrons, nêutrons, e prótons.Mas como essas subpartículas eram formadas, como surgiam, por qual razão se uniam e formavam os diversos átomos, tudo isso intrigava os físicos e assim criou-se diversas teorias.
Uma delas é o Modelo Padrão, que vários testes e experimentos tentam comprová-la. A forma de comprová-la seria comprovar a existência de algumas partículas essenciais.

O Modelo Padrão

O Modelo Padrão é a teoria mais completa sobre o comportamento da matéria, explica em detalhes o funcionamento das partículas e forças da natureza, exceto a gravidade, que é exclusiva da relatividade geral.
Em 2008, foi construído o  LHC (Grande Colisor de Hádrons), o maior acelerador de partículas existente até o momento, ocupando parte do território da frança e Suíça. Atualmente  realiza experimento com aceleração e choque de partículas, avaliando elevados níveis de energia gerados e a trajetória dessas, seu objetivo é recriar o Big Bang e estudar a natureza das partículas.
Apenas em 2012, pôde-se provar a Teoria do Modelo Padrão, isso ocorreu quando foi comprovada existência da última partícula ainda não observada, o Bóson de Higgs, que desde 1964, quando Higgs propôs e elaborou uma teoria sobre a sua existência, é realizado experimentos, que antes de 2012, não foram capazes de afirmar com certeza a sua existência.
Devido a essa dificuldade, deu-se o "carinho" apelido de "Partícula de Deus", que na realidade era para ser "Maldita Partícula". Isso ocorreu quando o editor de um livro desse tema, não gostou o título ("The Goddman Particle"- A partícula maldita) e o alterou em 1993.
Para comprovar a existência da última partícula que completaria o Modelo Padrão e garantir sua veracidade, cientistas colidiram partículas, que ao atingirem elevados níveis de energia, analisaram sua trajetória e compararam os resultados do experimento com os resultados hipotéticos do Modelo Padrão, que para surpresa os resultados eram similares, comprovando assim que o Universo é formado por 17 partículas básicas: o bóson, 6 quarks, 6 léptons e 4 partículas mediadoras.


O Bóson de Higgs


A partícula de Deus só aparece em elevados níveis de energia e rapidamente se transforma em outras partículas.Segundo as Leis da Mecânica Quântica, que descrevem um modelo padrão, quando um bóson de Higgs é produzido ele carrega consigo cerca de 125GeV (gigaeletronvolts) e rapidamente decai em um par de bóson Z, que posteriormente dissolvem-se em outras partículas.
O Bóson de Higgs é a partícula subatômica responsável pela "criação" de massa das demais partículas.Sem o Bóson, o universo seria repleto de partículas flutuantes, que não interagiriam entre si, pouco menos formaria os átomos.

Como o Bóson de Higgs forma as partículas?

Após a grande explosão do Big Bang, parte de toda essa energia se congelou no espaço, formando o Campo de Higg. Esse campo, é composto por uma espécie de éter, responsável por uma certa viscosidade no espaço vazio, fazendo com que as partículas interagissem umas com as outras. 
Quando um bóson atravessa o espaço livre entre duas partículas, a afinidade entre as partículas se combinam, ganham massa, geram o efeito atração e repulsão entre si e finalmente criam o átomo.

Observando o Bóson de Higgs


Modelo do Bóson de Higgs
CERN- 09/2015
Após quatro anos,que o CERN divulgou sobre os experimentos, realizados no Grande Colisor de Hádrons (LHC), cujos os resultados comprovaram a existência do Bóson de Higgs, há pouco mais de um ano, o próprio CERN também divulgou dados sobre a aparência dessa simpática partícula.
A imagem divulgada foi obtida a partir da combinação de resultados de duas pesquisas distintas, uma em 2011 e outra em 2012. Essa combinação acarretou um resultado, de alta precisão, que se fosse realizada uma pesquisada isolada levaria mais de 2 anos.
Pode-se medir, em especial a taxa de produção e decaimento, além da forma como a "Partícula de Deus" interage com as outras.




Referencias
http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-e-o-boson-de-higgs/
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/09/boson-de-higgs-divulgada-foto-mais-nitida-da-particula.html
http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=408
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000100006