Trianguleno: Molécula Instável com Grande Aplicação na Spintrônica

Trianguleno
O trianguleno foi teorizada por Erich Clar, acreditava-se que esse hidrocarboneto era instável demais para ser isolado, muitos tentaram a rota tradicional, tendo base reações químicas, contudo, a molécula só foi isolada usando o princípio fundamental da nanotecnologia.

Trianguleno


Também conhecido por hidrocarboneto de Clar, em homenagem ao cientista checo Erich Clar, que teorizou a molécula em 1953.
Trianguleno com seu Par de Elétrons Livres
O trianguleno é composto por seis hexágonos de carbono unidos pelas bordas, formando a figura de um triângulo, com suas bordas circundadas por átomos de hidrogênio. Essa estrutura apresenta dois elétrons desemparelhos, isso não permite que façam ligações estáveis, em outras palavras, o trianguleno tem dois elétrons livres.
Segundo Niko Pavlicek, responsável pelo experimento, o trianguleno é altamente reativo, entretanto apresenta propriedades magnéticas interessantes. Ao incorporá-lo em fitas de grafeno, seria uma forma interessante de se obter componentes spintrônicos orgânicos.
Pavlicek afirma que, segundo seus experimentos, o magnetismo do trianguleno sobreviveu ao xenônio e a superfície de cloreto de sódio, contudo não conseguiu obter mais detalhes do estado magnético da molécula e possíveis excitações,pois o microscópio que utilizaram não tem um campo magnético.
A presença de dois elétrons livres na molécula de trianguleno explica suas propriedades magnéticas únicas, pois esses elétrons tem rotações alinhadas. Por motivo desconhecido, esses elétrons não reagiram, quando expostos a uma superfície de cobre, como previsto.

Síntese do Trianguleno


Inicialmente tentavam sintetizar o trianguleno a partir de 6 moléculas de benzeno, que ao se unirem na forma triangular, liberavam 2 elétrons que imediatamente buscavam reagir com algum outro átomo, consequentemente, logo que o trianguleno era criado, era destruído.
Uma molécula de trianguleno foi sintetizada pela primeira vez por uma equipe da IBM, Universidade de Warwick,Reino Unido, a partir do principio fundamental da nanotecnologia, ou seja,o trianguleno foi montado átomo a átomo.
Trianguleno sobre superfície de Cobre
O processo de construção de moléculas átomo a átomo ainda é lento para fins práticos e vem se desenvolvendo aos poucos.
A técnica usada para tal síntese, foi a combinação de um microscópio de tunelamento (STM: Scanning Tunneling Microscope) com um microscópio de força atômica (AFM: Atomic Force Microscope).
Inicialmente a equipe do IBM, iniciou com uma estrutura grande e, em seguida, usando a combinação desses microscópios, a reduziram. A primeira estrutura obtida tinha um par de hidrogênio a mais que o trianguleno, isso a deixava estável. Usando um feixe de elétrons, esse par excedente de hidrogênio foi removido.



Referencias
Trianguleno: Molécula instável é criada átomo por átomo
Crean una molécula triangular perfecta que nadie había podido sintetizar en 70 años
Cientistas criaram molécula de formato triangular em laboratório