Mildred Dresselhaus

Mildred Dresselhaus




Mildred estava indo para faculdade se tornar professora, mas um mentor lhe apontou para Física.
A Física dos sólidos, da matéria condensada e dos semi-metais se tornaram seus aliados, assim Mildred Dresselhaus foi uma excelente pioneira em suas pesquisas com nanomateriais e principalmente nanomateriais à base de carbono.



Mildred Dresselhaus


Mildred Dresselhaus nasceu em 11 de novembro de 1930, no Brookyn, era filha de imigrantes poloneses, cresceu em um bairro humilde de Nova York, o Bronx. Durante a infância, devido a Grande Depressão, deve que trabalhar em fabricas para ajudar financeiramente a família. 
Suas lembranças do período de ensino elementar, são dos professores tentando manter a ordem dentro da sala de aula. Tendo seu irmão, como um prodígio do violino, conseguiu aulas gratuitas de música e os pai de um amigo de música, apontou-lhe uma escola pública seletiva para meninas.
Depois foi para Hunter College, uma faculdade livre na cidade de Nova York,onde Rosalyn Yalow lecionou por um semestre e apontou a jovem Mildred para física. 
Graduou em 1951, ganhou o fellowship Fulbright para estudar na Universidade de Cambridge,Inglaterra. E 1953, recebeu o mestrado da Radcliffe College e em 1958 o doutorado pela Universidade de Chicago, onde fez o curso de mecânica quântica com Enrico Fermi. Tornou-se uma das principais físicas da América. 
Mildred Dresselhaus
Entre 1958 e 1860 foi bolsista de pós- doutorado em Fundação Nacional de Ciências da Universidade de Cornell. Em Chicago, conheceu seu marido, Gene Dresselhaus, um físico teórico. O casal trabalhou junto,em 1960, na MIT Lincoln Laboratory, laboratório do estado sólido.
Dresselhaus foi a primeira mulher a servir como professora titular e permanente no MIT, foi docente por quase 50 anos.
Em 1968, tornou-se professora de engenharia elétrica e computação,no MIT,em 1973 recebeu o financiamento da Fundação Carnegie para promover o estudo das mulheres em campos tradicionalmente dominados por homens, como a física. Em 1985 foi nomeada professorado instituto, uma honra ocupada por apenas 12 professores, no máximo, por vez.
Escreveu e participou como co-autor de mais de 1700 artigos e publicações científicas.
Atuou como diretora do departamento de energia de 200 à 2001, foi membro da Academia Nacional de Ciências
O falecimento de Mildred Dreselhaus foi anunciado pelo Massachusetts Institute of Technology, onde foi docente por 50 anos, faleceu em 26 de fevereiro de 2017, aos 86 anos, no hospital Mount Auburn de Cambridge, Massachusetts.

Mildred Dresselhaus: A Rainha do Carbono


Entre os anos de 1959 e 1964, no laboratório de Lincoln, para Mildred Dresselhaus os semicondutores eram o ingrediente chave para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos modernos. Seu trabalho envolvendo o movimento dos elétrons, consequentemente correntes elétricas através de sólidos tornou-se significativo para o desenvolvimentos desses dispositivos.
Mildred Dresselhaus foi líder nos estudos das propriedades elétricas e eletrônicas de sólidos, dando destaque as formas exóticas do carbono e nanociência.
Escreveu um livro abrangendo os fulerenos, estudou vários aspectos do grafeno. Proeminente no desenvolvimento de nanotubos de carbono, paredes ultrafinas,estruturas tubulares compostas de carbono, com finalidade de criar materiais mais resistentes e com melhores propriedades elétricas.
Mildred Dresselhaus também se envolveu no desenvolvimento de materiais termoelétricos, trazendo seu conhecimento de física eletrônica e molecular, como suporte.
Devido ao seu empenho em desenvolver materiais a base de carbono mais fortes e mais úteis para a tecnologia, Mildred Dresselhaus foi apelidada de "a rainha do carbono".

Prêmios

Mildred Dresselhaus recebem a Medalha Presidencial de Liberdade

Mildred Dresselhaus recebeu vários prêmios por sua liderança cientifica e por seus ensinamentos. Foi a primeira mulher a receber o prêmio Kavli, devido ao seus estudos pioneiros de fônons, interações elétron-fônon e transporte térmico em nanoestruturas.
Em 1973 foi nomeada para a cadeira de Abby Rockefeller Mauzé, cadeira do instituto MIT, dotada em apoio à bolsa de mulheres em ciência e engenharia.
Em 1990 foi a primeira mulher a ganhar a Medalha Nacional de Ciências para engenharia. Também recebeu o Prêmio Enrico Fermi do Departamento de Energia.
Em 2014, Mildred Dresselhaus recebeu a medalha, de maior honra civil do EUA, a Medalha Presidencial da Liberdade.
Pouco antes de sua morte, a General Eletric lançou um comercial de 60 segundos, no qual Mildred Dresselhaus, imaginava um mundo em que mulheres cientistas,como ela, eram tidas como celebridades. Veja o vídeo:



Referencias
Mildred Dresselhaus, physicist dubbed ‘queen of carbon science,’ dies at 86
Institute Professor Emerita Mildred Dresselhaus, a pioneer in the electronic properties of materials, dies at 86