Marie Curie

Biografia de Marie Curie em GIF







Ao que se sabe apenas duas pessoas foram capazes de ganhar dois Prêmios Nobel: Uma foi Linus Pauling,um referente ao seu trabalho e outro foi o Prêmio Nobel da Paz.
A segunda pessoa capaz de ganhar dois Prêmios Nobel foi Marie Curie, ambos conquistados pelos seus trabalhos científicos envolvendo a radioatividade.





Marie Curie


Marie Curie nasceu em 1867, em Sklodowska, Varsóvia, Polônia, era a filha caçula de um casal humilde de professores. Sua família sofreu represálias russas e alemãs, pois seus familiares estavam ligados a movimentos que buscavam a independência polonesa.
Marie terminou o ensino básico aos 15 anos, como primeira aluna em todas as matérias. O império polonês, naquela época, não permitia que mulheres ingressassem em universidades, por esse motivo, aos 24 anos, Marie foi para França estudar.
Pierre e Marie Curie
Marie formou-se em Física e Química, pela Universidade de Sorbonne, Paris,em 1893. Ao tentar retornar ao seu país, foi recusada pela Universidade de Cracóvia, por ser mulher, então estabeleceu-se na França, em 1895 e começou a trabalhar em seu campo de estudo.
Casou-se com Pierre Curie, professor de física, com quem teve duas filhas e dividiu laboratório e pesquisas. O casal Curie junto com Becquerel iniciaram uma série de investigações sobre a radioatividade, recém-descoberta pela amigo, Henri Becquerel.
Em 1903, foi a primeira mulher na França a obter o título de doutor e ganhar um Prêmio Nobel. Lecionou em Sorbonne.
Em 1906 Pierre Curie foi atropelado por uma carruagem e veio a óbito. Sozinha Marie Curie progrediu com sua pesquisa em materiais radioativos, que mais tarde, lhe cobraram o preço pela exposição a radiação. Marie Curie faleceu em 1934, de anemia aplástica, comumente conhecida por leucemia, aos 68 anos.

Radioatividade e o Casal Curie


Casal Curie em seu laboratório
Becquerel,em 1896 descobriu que os minérios de urânio emitiam uma radiação de uma forma, nunca descrita antes. O casal Curie, em suas investigações, descobriu que a radiação era emitida pelos próprios átomos, de forma individual, e não por alguma interação molecular.
De forma geral o casal Curie, contribui imensamente para a compreensão da radioatividade. O termo "radioatividade" foi inventado por Marie Curie e os raios emitidos pelos sais de urânio foi seu tema de doutorado.
Marie, sem saber dos efeitos cancerígenos dos materiais radioativos, chegava a manipular 20 quilogramas de sais radioativos, sem proteção alguma e dormia com eles ao lado da cama para vê-los brilhar. Por esse motivo, desde suas anotações acadêmicas até seu livro de receitas não podem ser manipulados sem a devida proteção, pois estão contaminados.
Marie Curie em seu laboratório
Em uma pesquisa independente, Marie Curie, percebeu que deveria haver outros elementos radioativos, presente na uraninita, um minério de urânio, com capacidade radioativa maior que a do urânio, pois segundo seus cálculos, a uraninita emitia mais "raios" que o urânio puro, assim  Marie descobriu os elementos polônio,em homenagem à sua terra natal, e o rádio, ambos em 1898.
Marie Curie desenvolveu rapidamente aplicações médicas, como unidades móveis de radiografia - apelidadas de "petites Curies" - durante a Primeira Guerra. Também contribui para o sistema de aprisionamento de gás emanado do rádio, para tratamento de câncer. Buscou recursos para fundar dois institutos de estudo do rádio, que ainda geram pesquisas médicas importantes, um em Varsóvia e outro em Paris.

Reconhecimento as Descobertas de Marie Curie


Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e é a única pessoa que ganhou dois Prêmios Nobel relacionados com seu trabalho científico,um de Química e outro de Física.
Em 1903, o trio: Becquerel, Marie e Pierre Curie recebeu o Prêmio Nobel em Física, pelas suas investigações em elementos radioativos.
Em 1911, Marie Curie levou o Prêmio Nobel de Química pela descoberta dos elementos rádio e polônio.
Os prêmios recebidos foram distribuídos entre conhecidos que passavam por aperto financeiro, o que incluiu alunos e outros estudantes.
Segundo Einstein, Marie Curie era a única pessoa que a glória não corrompeu.



Referencias
Marie Curie
A rainha do rádio
Marie Curie: pioneira da Ciência