Maria Gaetana Agnesi

Maria Gaetana Agnesi


Primogênita de vinte três filhos, de uma família culta e rica, Maria Gaetana Agnesi nasceu em Milão em 1718. Seu pai, teve condições de lhe oferecer os melhores tutores, o que resultou em uma educação privilegiada em várias áreas.
Aos nove anos, escreveu um discurso em publico defendendo o ensino de alta qualidade para mulheres. É considerada autora do primeiro livro que tratou simultaneamente de cálculo diferencial e integral.



A Juventude Maria Gaetana Agnesi


Devido a primorosa educação privada proporcionada por seu pai Pietro Agnesi, professor da Universidade de Bolonha, Maria Gaetana Agnesi, aos 9 anos, publicou um discurso defendendo a qualidade de ensino para as mulheres, em latim. Discursou-lhe, sem recorrer a leitura, em publico, em uma audiência acadêmica organizada por seu pai. Esse discurso, poucos sabem, foi escrito por um de seus tutores e traduzido pela jovem menina.
Aos 13 anos, dominava sete línguas: latim, italiano, grego, hebreu, francês, alemão e espanhol. Aos 15, seu pai a introduziu em um círculo de intelectuais e sua genialidade na área da Matemática, Física e Filosofia se tornou admirável. 
Homenagem do Google à Maria Gaetana Agnesi (2014)
Aos 20, publicou uma série de estudos filosóficos denominados Propositiones Philosophicae, contendo 191 teses. Maria, embora não gostasse de falar em público, defendeu suas testes publicamente na presença de importantes convidados nacionais e internacionais.
Não se sabe ao certo a data, mas certo dia Maria confessou ao pai que gostaria de ser freira, seu pai implorou-lhe que ficasse e lhe fizesse companhia. Ao aceitar a oferta do pai, Maria lhe impôs três condições:
  • (1) ir a igreja sempre que quisesse;
  • (2) vestir-se de maneira simples e humilde;
  • (3) não se obrigar de festas, teatros e outras diversões que considerava profana;
Assim Maria pode se dedicar ao estudo da religião e da matemática.

Matemática e Maria Gaetana Agnesi


Na época, o estudo da matemática era reservado apenas para pouquíssimas pessoas, mas Maria teve ajuda ao estudar os textos de Cálculo do matemático Reyneau, pois o professor de matemática da Universidade de Roma e Bolonha, Ramiro Rampinelli, frequentava sua casa.
Rampinelli, auxilio Maria G. Agnesia a entrar em contato com Riccati, o matemático que revisou a sua obra intitulada de "Istituzioni Analitiche ad uso della Gioventù Italiana" , publicada em 1748, em dois volumes, com temas de Álgebra,Geometria e Cálculo Infinitesimal.
A primeira seção de sua obra trata da análise de quantidades finitas, de problemas elementares de máximo e mínimo, tangentes e pontos de inflexão. A segunda seção discute a análise de quantidades infinitamente pequenas. A terceira seção trata de cálculo integral e apresenta uma discussão geral do estado do conhecimento. Na quarta e última seção do primeiro volume, trata-se do método inverso das tangentes e das equações diferenciais. 
Curva de Agnesi

No segundo volume, há apresentação de uma extensa discussão sobre a curva cúbica, conhecida como Curva de Agnesi, cuja equação é a seguinte  x²y + a²y =a³.
Esses livros causaram grande repercussão por ser de autoria feminina e desenvolvidos com maestria, envolvendo questões matemáticas consideradas profundas e difíceis. a Academia de Ciência de Paris publicou um relatório elogiando a ordem, a clareza da obra, considerando a obra mais completa e com melhor tratamento já feito.
Por volta de 1750 Maria foi convidada para ocupar a cadeira de Matemática na Universidade de Bolonha. Agnesi também contribuiu na tradução francesa de Principia de Newton, publicado em 1756, com prefácio de Voltaire e direção de Clairaut.


Fim da Vida Acadêmica de Agnesi


Com a morte de seu pai, Maria G. Agnesi deixou a docência e se recolheu em um convento. Lá dedicou-se aos que sofriam de doenças graves. Agnesi ficou encarregada da direção da Instituição Pio Istituto Trivulzo logo que foi aberta e ali Maria permaneceu até a morte.
A instituição era uma casa para doentes e enfermos, Agnesi dedicou-se inteiramente,doando toda sua fortuna e trabalhando até sua morte, em 1799.




  • Conheça as outras mulheres homenageadas por esse blog: Mulheres que revolucionaram a ciência

  • Referencias