Ada Lovelace

Ada Lovelace



A cada ano que passa, há um ligeiro aumento no número de mulheres que trabalham e desenvolvem
tecnologia, seja pela quebra de preconceito ou pelo aumento de interesse.
O que poucos sabem é que um dos primeiros programadores da história é Ada Lovelace, uma mulher. Em 1842, Ada Lovelace acrescentou algoritmos para o funcionamento de uma máquina mecânica desenvolvida por Babbage, que chamava Ada de "encantadora de números".




Um Pouco da História de Ada Lovelace


Nascida em 10 de dezembro de 1815, na Inglaterra, Ada Lovelace era filha do poeta Lord Byron, incentivada pela mãe a ficar longe da poesia, devido a excentricidade e loucura do pai, Lord Byron. Ada foi alfabetizada e educada em casa por grandes mentes de seu tempo, como William Frend, Mary Somerville, Augustus De Margan e William King,pois frequentemente estava doente e de cama.
Casou-se com seu tutor William King e por isso tornou-se a condessa de Lovelace.

Algoritmos de Ada Lovelace


Ada estudou matemática e lógica, em 1822 conheceu Charles Babbage e seu projeto ,no qual colaborou profissionalmente no que é reconhecido como o primeiro computador mecânico, a Máquina Analítica.
Fascinada pelos planos de Babbage para a Máquina Analítica, Ada traduziu uma descrição de uma máquina descrita pelo matemático Luigi Menabrea e acrescentou suas próprias anotações de design e potencial, a pedido do amigo Babbage.
Ilustração: Algoritmos de Ada Lovelace
Ada criava algoritmos para serem processados pela Máquina Analítica, dentre eles, desenvolveu uma maneira de calcular os números de Bernoulli usando a máquina. Esses algoritmos são considerados, por muitos, como os primeiros softwares. Escreveu várias notas sobre a máquina e refletiu sobre como o indivíduo e a sociedade se relacionariam com a tecnologia.
Em suas anotações Ada predizia que máquinas, como aquelas desenvolvidas por Babbage, um dia reproduziria e produziria música, gráficos, imagens, além de auxiliarem nas atividades práticas de pesquisas científicas.
Contudo a Máquina Analítica nunca foi construída, devido principalmente a financiamentos inadequados.
Ada Lovelace afirmava que nunca estava satisfeita com aquilo que sabia, pois sua compreensão era apenas uma ração infinitesimal de tudo que queria compreender. Ada morreu jovem, por causa de um câncer, aos 36 anos.
Em homenagem a primeira programadora, em meados da década de 70, o Departamento de Defesa dos EUA batizou uma linguagem de programação de ADA,usada em softwares de aviação.
Desde de 2009, todo o dia 13 de outubro é comemorado o dia de Ada Lovelace, em reconhecimento a suas contribuições




  • Conheça as outras mulheres homenageadas por esse blog: Mulheres que revolucionaram a ciência


  • Referencias
    Conheça a história da Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo
    Ada Lovelace; a encantadora de números
    Women in Science: Ada Lovelace, the First Computer Programmer