Copo de Pitágoras

O grego Pitágoras, filósofo e matemático, fundou em Samos - sua cidade natal, a escola de filosofia
Busto de Pitágoras
denominada Semicírculo. Anos depois, por se indispor com o tirano Polícrates, mudou para Ilha de Crotona, onde fundou a Escola Pitagórica, a primeira Universidade do Mundo.
Pitágoras é muito conhecido na geometria pelo seu teorema, que diz que em um triangulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados de cada cateto.
Contudo Pitágoras não se dedicou apenas a matemática como também a religião, a natureza da alma e a harmonia dos cosmos.

O Copo de Pitágoras

Esquema: Copo de Pitágoras
Com a intenção de ensinar aos seus discípulos a virtude da moderação, Pitágoras inventou um copo, também conhecido por cálice de Pitágoras, em que ao enchê-lo até certa altura, o líquido permanece no copo, contudo, ao ultrapassar essa altura o copo se esvazia.
Isso acontece porque no meio do copo há um sifão, do qual um segmento vai até quase o fundo do copo e outro até o pé do copo.
Sob ação da gravidade o líquido é empurrado para dentro do sifão, mantendo o nível do líquido externo ao sifão similar ao nível do líquido interno ao sifão. 
O líquido começará a sair pelo pé do copo, logo após o nível do líquido interno ao sifão passar pela dobra existente no perfil do sifão, ou seja, isso acontecerá toda vez que o líquido externo cobrir o sifão completamente.
Desta forma, o líquido só deixará de ser sugado pelo sifão, quando o segmento que está praticamente encostado ao fundo do copo perder o contato com líquido, ou seja, quando o copo ficar vazio.
O esquema abaixo demonstra o funcionamento:
Cálice de Pitágoras


Quer ver o copo esvaziando? Assista esse vídeo!



Referencias
Pitágoras
O copo de Pitágoras
Cálice de Pitágoras – o cálice que derrama sua bebida
U14350 Copo de Pitágoras