Mary Somerville

Retrato de Mary
Nem todos os gênios são privilegiados com boa educação desde o início de sua alfabetização. Mary Somerville superou a educação mínima que teve na infância, para se tornar uma influenciadora em diversos campos da ciência.

Mary Somerville


Nascida em 26 de dezembro de 1780 em Jedburg, Escócia, Mary Fairfax (nome de solteira) teve uma educação mínima dada pela mãe, aprendeu a ler, mas não a escrever. Aos 10 anos, seu pai a considerava uma "selvagem" e a mandou para um internato para meninas, por apenas um ano.
No internato Mary Somerville aprendeu a escrever, entendia francês e fazia contas simples, ao retornar para casa, educou-se na biblioteca da família. Seu tio, Thomas Somerville, lhe ensinou latim e foi o único da família a encorajá-la. Respondia aos exercícios de matemática que seu irmão não era capaz, ao professor particular, que ao perceber sua capacidade, resolveu ensinar matemática a jovem Mary em aulas não oficiais.
Seu primeiro casamento ocorreu em 1804, com seu primo Samuel Greig, capitão da marinha russa e cônsul em Londres, que faleceu em 1807. Embora seu marido não se opusesse aos seus estudos matemáticos, ele julgava certa incapacidade feminina.
Casou-se novamente em 1812, com outro primo William Somerville, que se orgulhava das realizações educacionais da esposa, que se dedicava, naquela época á botânica e geologia.
Em 1816, os Somerville mudaram-se para Londres, local que Mary conheceu cientistas eminentes como os astrônomos Sir William Herschel e Caroline Herschel, o metalúrgico William Hyde Wollaston, o físico Thomas Yong e o matemático Charles Babbage e todos se tornaram amigos.
Em 1817, Mary Somerville conheceu o físico François Arago e o matemático Pierre-Simon Laplace, durante uma viagem a Europa.
Em 1835, Somerville começou a receber uma pensão de £ 200 por ano da Lista Civil por recomendação do primeiro-ministro Robert Peel. Mudaram para Itália em 1838, por causa da saúde do marido, local que permaneceu até o fim da vida.
Faleceu em 1872, Nápoles, Itália.

Publicações de Mary Somerville


Em 1826, Mary Somerville publicou seu primeiro artigo científico " Sobre o Poder Magnetizador dos Raios Solares mais Refrangíveis".
Livro Geografia Física de M. Somerville
No ano seguinte, o advogada Henry Brougham, da editora Difusão do Conhecimento Útil a perguntou se ela não poderia escrever uma versão condensada dos cinco volumes de Laplace sobre a mecânica do sistema solar. Após quatro anos, Somerville terminou, traduzindo da álgebra para língua popular o trabalho de Laplace, contudo Brougham considerou o trabalho muito longo.
Sir John Herschel considerou o livro excelente e levou a outra editora, recomendando o "Mecanismo dos Céus" de 1831. Um resumo do conhecimento astronômico para o leitor geral, escrito também por Mary Somerville, foi publicado em 1832 em dois volumes: (1) Dissertação Preliminar ao Mecanismo dos Céus e (2) Mecanismo dos Céus. Esses livros foram aclamados por astrônomos britânicos e matemáticos.
Dois anos depois, Somerville publicou "A Conexão das Ciências Físicas",um resumo contendo astronomia, física, geografia e meteorologia. Nos anos seguintes se encarregou de atualizar as próximas edições do exemplar, sendo que na terceira edição (1836) descreveu a dificuldade de calcular a posição de Urano, apontando para a existência de um outro planeta, o que levou o astrônomo John Couch Adams a realizar cálculos e finalmente descobrir Netuno.
O seu trabalho mais popular, foi seu livro "Geografia Física" (2 vol.,1848), pois o homem é dito como companheiro habitante do globo, juntamente com outras criaturas, influenciando-as em certo ponto por suas ações e influenciadas em retorno.
Seu último trabalho foi "On Molecular an Microscopic Science".

Homenagens


Busto de Mary Somerville
Em 1869 Mary Somerville recebeu a medalha de Patron da Royal Geographical Society, para
Geografia Física.
A Royal Society encomendou o busto de Somerville do escultor Francis Chantrey e a tornou membro honorário da Royal Astronomical Society.
Oxford também homenageou Mary com o Somerville College. Somerville House também é outra homenagem em Burnstisland. Na Austrália, em Brisbane há um colégio para meninas também denominado Somerville House e uma sala do comitê do Parlamento Escocês, Edimburgo, também a homenageou.
Uma pequena ilha no estreito de Barrow, Nunavut, foi batizada de Ilha Somerville. Um asteroide descoberto em 21 de setembro de 1987, no Observatório Lowell Flagstaff, Arizona, também leva seu nome.
Somerville também é uma cratera lunar na parte oriental da Lua.





  • Conheça as outras mulheres homenageadas por esse blog: Mulheres que revolucionaram a ciência


  • Referencias
    Mary Somerville BRITISH SCIENCE WRITER
    Mary Somerville