Zumbie's já são reais

Imagem da série: "The Walking Dead"

Antes que todos saiam correndo desesperados procurando armas para acabar com os zumbies, caso encontrem um na rua, sedento pelo seus lindos e vivos órgãos internos (como na imagem acima), os zumbies em questão são bem menores, em nível celular.

Células Zumbies

Desenvolvida, 2013, por cientistas no laboratório de Sandia, Albuquerque - USA, na Universidade do Novo México, a técnica consiste em revestir a célula, obtendo uma réplica quase perfeita de sua estrutura,capaz de trabalhar mesmo depois de morta.
A célula, ainda viva, é imersa em uma solução de sílica, com isso, até os menores sulcos do DNA são preservados. Com isso, a sílica endurece e adquire o formato e aparência da célula e garante maior resistência a temperatura e pressão além de executar melhores funções que a célula molde, já morta. Acredita-se que essa técnica facilite a fabricação de vários processos industriais, tanto em macro como nanoescala.

Entenda como a Célula Zumbie é Formada

Algumas células flutuantes são removidas dos mamíferos e colocadas sobre uma placa petri, em seguida uma solução de ácido silícico é aplicado. Ainda não se sabe ao certo, mas o ácido silícico é capaz de entrar, sem entupir, pela membrana citoplasmática e assim embalsamar cada organela da célula, mesmo em escala nanométrica, preservando todo o material biológico.
Ao endurecer a sílica forma uma armadura permeável em volta das proteínas da célula, isso permite que a célula seja usada como catalisador em ensaios, que antes, ou por causa da temperatura ou pressão elevada não era possível.
Ao aquecer a célula embalsamada a uma temperatura de cerca de 400ºC, as proteínas e outras matérias orgânicas evaporam e apenas a estrutura de silício permanece, se tornando uma replica tridimensional do ser vivo, em outras palavras um fóssil.
Já em temperaturas mais elevadas, a estrutura de sílica permite que a célula seja reversamente moldada, segundo Bryan Kaehr (cientista de materiais), o processo zumbie se diferencia do processo de mumificação, pois " a nossa química zumbie  faz uma ponte entre o passado e o futuro  fazendo fósseis que só lembram  e arquivam o passado como podem no futuro ser retro-transformados".

Aplicações da Célula Zumbie

Essas células serão úteis no futuro nanotecnológico, pois, como explica Kaehr, construir estruturas 3D arbitrárias em escala nanométrica é difícil e delicado, com essa técnica, não haverá necessidade de construí-las, pois essas estruturas poderão ser retiradas da natureza.
Atualmente acreditá-se que as indústrias de células combustível, tecnologia de sensores e descontaminação poderão utilizar as células zumbies comercialmente.
 


Referencias
Células-Zombies Criadas por Cientistas Americanos!
Cientistas Criam Células Zumbis que Trabalham com Eficiência Mesmo Depois de Mortas