A Física do Equilibrista

Slackline
Fonte: Globo
É incrível ver os equilibristas de circo se movimentando naquilo que anteriormente era chamado de corda bamba e atualmente chama-se slackline.
E mais incrível, saiu do circo e foi para as praças, para reservas, para montanhas e penhascos (como na imagem ao lado).
A base do equilíbrio ocorre pela sincronia entre o atleta e o movimento oscilatório do slackline.

Movimento Harmônico no Slackline

Conforme o equilibrista percorre a fita elástica do slackline, a fita oscila em todas as direções.
Oscila verticalmente por causa da variação da pressão causada pela ação da força peso destribuída pelo pé do equilibrista enquanto se movimenta ao andar e horizontalmente devido a pressão exercida pelo posicionamento dos pés e leves torções no tornozelo ou no tronco. Mas você sabe qual o conceito de oscilação?
Segundo a Física oscilação significa movimentar-se em sentidos opostos alternadamente obedecendo a um período ( intervalo de tempo para que o ciclo se reinicie). No caso, a slackline pode apresentar duas oscilações distintas, uma associada ao movimento horizontal e outra ao movimento vertical.

Entenda o Movimento

How to walk a Slackline
Toda a vez que vejo alguém no slackline descalço, tenho a sensação que ele abraça a fita com os dedos do pé. Essa sensação é causada pelo posicionamento do pé sobre a fita, pois parte do dedão, o dedo indicador inteiro e parte do anelar devem permanecer sobre a fita, conforme a ilustração à esquerda (←) demonstra.
Embora pareça idiota, mas todos que sobem na corda elástica do slackline, não sobem para cima!
A subida não é totalmente vertical, mas levemente inclinada para o lado do pé de apoio da corda, como aparece na figura á direita (→). Com isso, o equilibrista desloca seu centro de gravidade e seu peso é distribuído sobre a corda nos pontos de apoio do pé, ou seja, no calcanhar e nos dedos.
How to walk a Slackline
Para melhor distribuição do peso sobre esses pontos do pé, o equilibrista mantem o joelho semi-flexionado, pois é natural mantermos maior parte do nosso peso sobre os calcanhares, ao esticar o joelho, sobre a corda, o peso é automaticamente transferido para os calcanhares, que se torna o ponto onde se tem maior pressão sobre a corda, deixando os dedos praticamente solto. Assim, a ponta do pé é empurrada para cima pela corda, e o centro de gravidade do seu corpo é deslocado para trás, consequentemente o equilibrista cai para trás, obviamente. O mesmo ocorre se o equilibrista flexionar o joelho, o calcanhar ficará praticamente livre e a ponta do pé com quase todo o peso, o centro de gravidade se desloca para frente e a corda empurra seu calcanhar para sima, fazendo com que o equilibrista caia para frente.
Encontrando a flexão correta do joelho, o equilibrista minimiza ao máximo a oscilação vertical!
How to walk a Slackline
O centro de gravidade do equilibrista retornará para próximo ao seu eixo de simetria apenas quando ele estiver com os dois pés apoiados igualmente sobre a corda.
Enquanto o equilibrista se movimentar, o centro de gravidade do seu corpo deverá ser deslocado para o lado do pé de apoio, conforme aparece na figura à esquerda.
Para evitar que a corda escorregue e bata próximo a virilha, o equilibrista deverá fazer uma força no tornozelo. Essa força deve ser suficiente para manter todo o peso distribuído igualmente por todo o calcanhar e ponta do pé. Aparentemente o equilibrista torce o pé para dentro ( e não para fora, como acontece quando se anda em ruas tortas!).
Conseguindo a torção do tornozelo adequada, o equilibrista evita escorregar e minimiza a oscilação horizontal do slackline.
Afim de minimizar as oscilações, tanto vertical como horizontal, o equilibrista deve se concentrar em si manter nas posições corretas e movimentar o tronco apenas para auxiliar na transferência de peso de um pé para o outro, deslocando o centro de gravidade. O vídeo abaixo, do canal LifeCirco, é um breve tutorial, para iniciantes, em que a postura e a movimentação do equilibrista é demonstrada durante a oscilação do slackline.







Referencias