Buracos Coronais: Fenômeno Recorrente no Sol

Foto de Tom Yulsman, do Discorver's Imageo Blog (07/2016)

De tempos em tempos ocorre o fenômeno denominado buracos coronais na superfície do Sol. Ao olhar as imagens divulgadas pela NASA, aparentemente criou-se um enorme buraco na superfície do Sol, marcado pela cor negra, onde nenhuma chama é vista.

Os Buracos Mostram que o Sol Está se Apagando?

Imagem da sonda SOHO de 18/07/2013
Não, na realidade esse buracos não existem, foram denominados de buracos coronais porquê as imagens obtidas pelas sondas da superfície do Sol, davam essa sensação e por incrível que parece esse fenômeno ocorre de tempos em tempos, durante todo o ciclo solar, podendo aparecer em diversos locais.
De acordo com a Agência Espacial Norte-America, essa mancha escura na superfície do Sol são pontos de baixa densidade, nos quais o campo magnético do astro se abre  livremente no espaço interplanetário, assim o material quente consegue escapar para fora aceleradamente. 
Mas não pense que nessa região o "fogo" do Sol se apagou, na realidade, o plasma dali (região dos buracos) é muito menos quente que de seus arredores (que brilham muito mais), criando essa ilusão de buracos.

O Que São os Buracos Coronais?

Denominá-se corona a camada mais externa da superfície do Sol, portanto essa ilusão de buraco se dá quando ocorre uma redução do material solar e temperatura, escurecendo a imagem exatamente onde essa baixa densidade ocorre.
Campo Magnético do Sol em maio de 2016
Estima-se que houve um pico da atividade solar no final de 2013, chamado de máximo solar,nessa parte do ciclo, há uma redução do número de buracos coronais, pois os campos magnéticos no sol mudam e novos buracos coronais surgem próximos aos polos.
Quando o ciclo solar retorna para o mínimo de atividade, o número de buracos aumenta e eles crescem, aumentando também de tamanho, podendo cobrir aproximadamente um quarto da superfície do Sol.
Ainda não se sabe a causa desses buracos, mas já se sabe que eles estão relacionados a áreas onde o campo magnético do Sol aumenta, sobe e não consegue cair novamente na superfície do astro, como ocorre em outras regiões. Esse fenômeno pode ser observado na imagem acima, onde as linhas magnéticas não se fecham próximo a superfície do Sol, mas se fecham muito além do espaço interestelar.
Os buracos coronais são fontes de fortes ventos de partículas solares, que fluem para fora do Sol, podendo formar tempestades solares.

Qual a Importância dos Buracos Coronais?

Buraco Coronal:
Imagem divulgada pela NASA(10/2015)
Os buracos coronais são importantíssimos para a compreensão do clima no espaço, devido principalmente aos ventos quentes de alta velocidade, liberados para o espaço.
Em setembro/outubro de 2015, um buraco coronal localizado na superfície superior do Sol foi responsável por várias noites de Auroras.



Quando ocorre as tempestades solares, que ao chegarem na Terra podem interferir nos sinais de comunicação de rádio, sistemas de satélite.







Referencias
https://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/nasa-divulga-imagem-que-mostra-buraco-coronal-do-sol,363caa75378aedfafe1fed3b0b0f7192ugfdkua8.html
http://www.astropt.org/2016/05/03/entendendo-o-campo-magnetico-do-sol/
https://hypescience.com/nasa-descobre-um-buraco-gigante-crescendo-na-superficie-do-sol/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/07/130729_sol_nasa_buraco_fn
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2016/07/cientistas-descobrem-buraco-gigante-na-superficie-do-sol.html