Radiação de Corpo Negro é maior que a Força Gravitacional

Ao se lembrar das aulas de astronomia do Ensino Médio, a primeira coisa que vem a cabeça são as Leis de Kepler e a Lei da Gravitação Universal de Newton.
Embora simples e encantadoras essas não são as únicas leis que regem os corpos celestes e uma em especial é encontrada em corpos negros.

O que é um Corpo Negro?

Corpo negro é qualquer corpo que emita ou absorva todos os comprimentos de onda da radiação eletromagnética, desde que toda a radiação incidente seja completamente absorvida e dependendo da temperatura todos os comprimentos de onda e em todas as direções a máxima radiação possível do corpo é emitida.
Espectro de Radiação Eletromagnética
Em outras palavras um corpo negro absorve toda a radiação que vem em sua direção, mas para emitir a radiação depende da temperatura e é emitida de forma isotrópica. E é essa radiação emitida pelos corpos negros que gera uma nova força.



A Radiação dos Corpos Negros

Há muito tempo se sabe que os corpos negros emitem radiação e isso cria um efeito repulsivo. Como esses corpos celestes são perfeitamente não reflexivos, ao absorverem radiação, altera-se a energia em torno de suas moléculas (também conhecida como "efeito força".), isso ocorre porque o campo elétrico criado pela radiação emite fótons em moléculas e átomos circundantes, que muitas vezes criam essa energia repulsiva. 
Contudo, uma força capaz de atrair objetos, similar a força gravitacional, foi descoberta nesses corpos celestes, e denominada "força de corpo negro".
Quando o corpo negro emite um fóton e a irradiação dele é inferior a 5700º Celsius, cria-se uma força de atração maior que a pressão de radiação, que em alguns casos é maior que a força da gravidade. Essa força tem um efeito em cenários astrofísicos, todavia afeta apenas pequenas partículas cósmicas, como poeira cósmica.
Esses pequenos grãos são importantes para a formação de planetas e estrelas e ainda para esclarecer as várias dúvidas sobre a interação entre a poeira cósmica com o gás hidrogênio. "Agora estamos explorando como esta força atrativa adicional afeta a dinâmica dos átomos e da poeira cósmica", conta M Sonnleitner, da Universidade de Innsbruk, Áustria.


Referencias
http://hypescience.com/cientistas-descobrem-uma-nova-forca-maior-que-a-gravitacional/
http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-5.html