Storm Glass: Líquido da Previsão do Tempo

Storm Glass: Vidro de Tempestade
A previsão do tempo não é algo recente, que foi obtido apenas com as tecnologias de satélites e balões meteorológicos.
No século XVII foi desenvolvido um barômetro químico, que a partir de variações climáticas, como pressão, temperatura, umidade e distúrbios elétricos há a precipitação de cristais, como ilustrado na imagem ao lado.

Barômetro De Fitzroy


De forma geral os barômetros são usados para medir, principalmente a pressão atmosférica.
Contudo, o barômetro de Fitzroy é composto pelo  barômetro de mercúrio, termômetro e o storm glass , um liquido usado para prever o tempo, principalmente as tempestades.
Criado por volta de 1750, mas, apenas em 1863, o Almirante Fitzroy, descreveu o funcionamento do storm glass, um tubo de vidro que continha uma mistura de cânfora, cloreto de amônio e nitrato de potássio, no "The Weather Book", sugerindo  que alterações na temperatura, pressão, direção do vento e até distúrbios elétricos  levavam a formação e alteração dos cristais.
De forma geral, o Storm Glass funciona de forma simples, quando o liquido está claro, sem nenhum cristal, pode-se entender como um bom tempo. Porém, quando há a formação de cristais, em mais de 50% do tubo com líquido turvo, significa que uma tempestade está por vir.
Para que o barômetro químico funcione corretamente é necessário que ele tenha contato com o clima, pois ao deixá-lo dentro de casa, todas as suas previsões serão dadas ao léu.

Previsões de Storm Glass


Previsões da Storm Glass
A mistura de água, álcool, canfora, nitrato de potássio e cloreto de amônio, faz com que haja precipitação de cristais de cânfora, dependendo das condições climáticas,uma leitura mais detalhada dá-se da seguinte forma, como listra a figura a esquerda:

  • Líquido claro e sem cristais (item 5 da figura): Tempo claro e bom;

  • Líquido claro com pequenas suspensão : bom tempo de inverno, provavelmente ocorrerá queda de neve ou geada nos próximos dias. Aqui no Brasil isso provavelmente só será visto no inverno sulista;

  • Líquido turvo e com cristais em suspensão em menos de 50% do tubo  (item 4 da figura): Ar espesso e pesado, grande probabilidade de geada no inverno;

  • Líquido turvo com pequenos cristais em suspensão na parte superior (item 3 da figura): Trovoada;

  • Líquido turvo com grossos flocos em suspensão (item 2 da figura): ar pesado,céu nublado e geada de inverno;

  • Líquido turvo com grossos flocos em suspensão apenas apenas na parte inferior do tubo : presença de fortes ventos;

  • Líquido turvo e com pequenos cristais pontuais em suspensão : tempo úmido, presença de neblina matinal ou nevoeiro espesso;

  • Líquido turvo e com grossos flocos que sobem pelo tubo e se dividem em 2 partes, além disso, a parte superior do floco se anexa a parte superior do tubo (item 1 da figura): ventos fortes, com possível mudança de tempo;

Monte o Seu Barômetro Químico, o Storm Glass


O frasco que irá receber a mistura deve ser de vidro e hermeticamente fechado. Além disso, o comportamento da mistura dependerá tanto do tamanho do vidro quanto do clima.
Ao realizar a mistura, para que haja a dissolução completa de seus componentes, o frasco deve ser ligeiramente aquecido, em água morna, seguido de vigorosa agitação.

1º Receita

3,89 gramas de cânfora;
3,89 gramas de cloreto de amônio;
3,89 gramas de nitrato de potássio;
7,78 gramas de álcool etílico destilado 95%;
15,56 gramas de água destilada;

Dissolva a canfora no álcool, em seguida adicione os sais e a água morna. 
Agite até que ocorra a dissolução total dos sais e da cânfora, enfase em tubos estreitos.

2º Receita

Esta receita foi adaptada por Perth para regiões com clima singular ao da Austrália. Deve ser envasado em um tubo de vidro de 25 mm de diâmetro e 150 mm de comprimento.

4,2g de cânfora;
23,5 ml de álcool metilado;
1,2g de nitrato de potássio;
0,8g de cloreto de amônio;
23,5 ml de água destilada;

3º Receita

Aqui segue um vídeo, um tutorial explicando todo o processo de fabricação do Storm Glass.





Referencias
O barômetro
O barómetro de Fitzroy
Storm Glass
Storm Glass