Tutorial: Construa seu Raio Trator Sônico e Manipule Qualquer Objeto

Pinça Sônica


Já imaginou construir e ter em mãos um dispositivo capaz de manipular partículas em 3D? 
Essa tecnologia foi desenvolvida pela equipe da Universidade Pública de Navarra, Espanha, há cerca de 1 ano e agora foi simplificada para que qualquer pessoa possa construir seu próprio raio trator sônico.


Breve Definição de Raio Trator Sônico

De forma geral a levitação sônica permite levitar objetos a partir de ondas sonoras, já o raio trator sônico permite manipular os objetos livremente, operando apenas um lado do objeto, pois utiliza apenas uma fonte.
Segundo Asier Marzo, membro da equipe, a parte mais importante do projeto foi conseguir atrair partículas em direção à fonte, pois é muito difícil puxar as partículas, contudo empurrá-las é muito fácil.

Sobre o Projeto

A versão original do projeto exigia um considerável aparato eletrônico, já a versão "faça você mesmo" é baseada em um metamaterial, que por sua vez, faz todo o trabalho de manipulação de onda, tornando possível usar apenas uma única fonte sonora e assim obter uma garra sônica.
Segundo Marzo, a modulação de uma onda simples usando um metamaterial (basicamente um material com um monte de tubos de diferentes comprimentos) ocorre quando o som sai do metamaterial através de seus tubos, em fases corretas para criar um raio trator.
A equipe disponibilizou um vídeo, presente no YouTube ( e anexado abaixo), em que detalha todo o equipamento e as instruções para a fabricação das peças usando uma impressora 3D e montagem.


Algumas peças não são construídas por impressão 3D, como um processador Arduino e um controlado de motor (cerca de US$70.00). A lista completa de cada peça está no site http://www.instructables.com/id/Acoustic-Tractor-Beam/ , incluindo um arquivo pdf, que pode ser baixado, com todas as instruções.

Marzo explicou que ao disponibilizar o projeto, pesquisadores e estudantes podem avaliar os efeitos da microgravidade em amostras biológicas, por exemplo.


Referencias
Construa seu próprio raio trator sônico
Acoustic Tractor Beam