Curiosidades Sobre Aurora Boreal

Aurora Boreal - Canadá (www.viabrturismo.com.br)

 A Aurora Boreal é conhecido por ocorrer na região do Círculo Polar Ártico terrestre, geralmente observado no final da tarde ou durante as noites, também pode ser observado em outros planetas do Sistema Solar, como Marte, Júpiter e Saturno.
Suas luzes, criam no horizonte arcos e bandas irregulares que se unem e se movem promovendo uma espécie de dança, com limites pouco nítidos e raios que se abrem, formando um leque.
A predominância da cor verde se dá por ser o espectro do oxigênio e a vermelha é o espectro do nitrogênio, que interagem com o campo magnético e com as partículas dos ventos Solares.
Em 1619, o austrônomo Galileu Galilei foi quem denominou esse fenômeno de luz na atmosfera, no hemisfério norte, em homenagem a deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.


Lendas e Mitos Sobre a Aurora Boreal

Saukie e Índio Fox (es.wahooart.com)
Antes da colonização das Américas, o fenômeno das Auroras Boreais eram intensos o suficiente para alcançarem a região dos Grandes Lagos (divisa entre o território dos Estados Unidos da América e Canadá) a tribo de índios Fox, acreditavam que as luzes da Aurora Boreal era um preságio de guerra.
Acreditavam que as luzes eram as almas dos guerreiros inimigos que vinham vingar suas mortes. 
Os escandinavos acreditavam que as Auroras eram reflexos de um grande cardume de arenques que se lançavam para o céu. Já na região da Finlândia, o termo "revontulet" usado para se referir a Aurora Boreal, significa fogos de raposas, de acordo com a lenda, as raposas vindas da Lapônia, lançavam, com seus rabos, faíscas para a atmosfera.



Dez Lugares para Observar a Aurora Boreal


Aurora Boreal- Península de Kola (voarviajarviver.com)
1.Península de Kola (Rússia): fica no noroeste russo e encontra-se quase que inteiramente situada no Círculo Polar Ártico, é um ponto popular para se observar a Aurora Boreal no inverno.
2. Alasca: apresenta numerosas aparições de aurora durante o inverno, que pode ser melhor observado nas áreas remotas do Parque Nacional de Denali, sem contar com as previsões de Auroras da Universidade do Alasca.
3. Canadá: oferece numerosas opções para se observar as belas luzes na atmosfera, devido a imensas áreas naturais, como em volta do lago Superior, no Ontário, a tundra do norte do país e o território de Yokun (próximo ao Alasca).  
4. Groenlândia:  embora o fenômeno ocorra por todo o território, apenas o sul e o leste desse território são mais acessíveis, como em Kulusuk e Ammassalik.
5. Ilhas Faroe: são um arquipélago dependente da Dinamarca, situado entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte. São conhecidas pelas suas heranças da cultura vicking.
6. Noruega: mais especificamente na cidade de Tromso- conhecida como a capital do mundo para auroras, se vê com frequência as auroras boreais, no final do verão, pois a região norte do país está completamente dentro do Círculo Polar Ártico.
7. Suécia: Na região da Lapônia, no vilarejo de Abisko, devido ao micro-clima e ao lago Tometrask, cria-se um cenário bem atraente para se observar a Aurora Boreal.
8. Finlândia: Na cidade de Luosto, o hotel Aurora Chalet, entrega aos hospedes um dispositivo que alerta quando ocorrerá uma Aurora, graças ao serviço do Centro de Investigação de Auroras Boreais, da cidade de Sodankyla. Na cidade de Nellim, é possível ver a Aurora com o lago Inari de fundo.
9. Islândia: durante o inverno, próximo a cidade de Reykjavik (capital do país), no Parque Nacional de Pingvellir, em suas planícies é possível observar o espetáculo de luzes boreais.
10. Escócia: embora grande parte das noites sejam cinzas, quando o céu permanece claro no inverno escocês é possível avistar Auroras Boreais, principalmente nas Ilhas de SKye, terras altas do norte e Aberdeen.




Referencias
https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/2013/07/14/como-se-forma-a-aurora-boreal/

http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/09/entenda-briga-entre-os-dois-maiores-cacadores-de-aurora-boreal-brasileiros.html
https://www.significados.com.br/aurora-boreal/
https://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/veja-10-destinos-para-curtir-a-aurora-boreal,e29f6f0b2a2b9310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
http://noitesinistra.blogspot.com.br/2014/09/o-fenomeno-aurora-boreal.html#.V-M4lYgrLMw