A Teoria de Stephen Hawking Para Buracos Negros

Buraco Negro Engolindo Estrela
Dentre as milhares de definições sobre buraco negro, a mais comum é: "Um buraco negro é uma região do espaço que o campo gravitacional é grande o suficiente para que nem a luz consiga escapar e em seu centro há uma grande quantidade de massa condensada."
Através do Efeito Doppler (1994), usando o telescópio espacial Huble, surgiu fortes indícios que existem buracos negros no centro de galáxias espirais.
Como também desde 1939, há teoria que um buraco negro surge quando em uma estrela acaba o seu combustível e acaba sofrendo uma contração de seu próprio peso, originando um forte campo gravitacional que impede que a luz em suas proximidades escape.
Segundo a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, todas as informações quando cruzam a fronteira de um buraco negro, são destruídas, desta forma nem mesmo a luz é recuperada, tudo fica perdido. Contudo as Leis da Mecânica Quântica argumentam que as informações são eternas, criando assim o "paradoxo da informação".
Entre muitos pesquisadores que estudam e tentam desenvolver uma teoria sobre esse paradoxo, destaca-se a equipe de Stephen Hawking.

Stephen Hawking e o Paradoxo da Informação

Concepção Artistica Buraco Negro Galáxia 1068
Há 40  anos Stephen Hawking propôs que o universo é repleto de partículas virtuais, que ao entrarem em contato, se aniquilam, ocorrendo apenas uma exceção. Quando duas partículas virtuais se encontram em ambos os lados do horizonte de eventos de um buraco negro, uma partícula é engolida pelo buraco enquanto outra é irradiada para o espaço, roubando energia do buraco enquanto se afasta. Provando que buracos negros emitem radiação de forma continua, mas à uma temperatura inferior a do plano celeste.
Desta forma, os buracos negros perdem massa e eventualmente evaporam, desaparecendo, restando apenas a radiação persistente, que por sua vez, não contém nenhuma informação útil sobre o buraco negro. Sendo assim, as informações se perdem para sempre, contradizendo a mecânica quântica.
Em janeiro de 2016, Stephen Hawking unido a Malcolm Perry (Universidade de Cambridge) e Andrew Stromberg (Universidade de Harvard) surgem com uma nova teoria, que diz que a informação quântica-mecânica de partículas caindo sobre o buraco negro, na realidade não entra no buraco negro.
Jatos de Radiação Emitidos por Buraco Negro
Durante uma palestra de uma conferencia sobre radiação Hawking, realizada no Instituto Real de Tecnologia KTH (Estocolmo - Suécia), Halking declarou "Proponho que a informação é armazenada não no interior do buraco negro, como se poderia esperar, mas em sua fronteira, no horizonte de eventos". Sendo assim, quando a partícula é sugada para dentro do buraco negro, as suas informações deixam um rastro para trás.
Desta forma, as informações ficariam armazenadas no limite do buraco negro, como se fossem "supertraduções" (hologramas bidimensionais), que ocorrem quando as informações recebidas agitam levemente o tecido do espaço-tempo. Essa agitação é suficiente para influenciar a radiação emitida pelo buraco negro.
Ainda segundo Hawking, quando a matéria é sugada para dentro do buraco negro, a informação sobre as partículas é devolvida de forma caótica e inútil. Isso pode ocorrer quando partículas carregadas ejetadas da fronteira, carregam informações do horizonte de eventos de volta para o Universo.

Portais Para Outros Universos

Ainda nessa conferencia, Hawking discutiu a ideia que buracos negros poderiam ser portais para outros universos. Segundo ele para que isso ocorra o buraco deve ser grande e manter-se girando, contudo o retorno ao nosso universo seria improvável e completou "Embora esteja interessado em voo espacial,não vou tentar isso."
A idéia de Halking sobre o que ocorre com a matéria atraída e sugada pelo buraco negro se resume a duas opções:(1) a matéria ficaria presa em um holograma na borda do buraco, ou (2) atravessaria o buraco, viajando para outro universo.

Referencias
https://hypescience.com/stephen-hawking-acabou-de-resolver-o-grande-misterio-dos-buracos-negros/
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/stephen-hawking-publica-nova-teoria-sobre-buracos-negros
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/06/nao-tenha-medo-de-cair-em-um-buraco-negro-voce-pode-viver-em-um-como-um-holograma.html
http://www.observatorio.ufmg.br/pas19.htm