Frederick Soddy |
Em 1900 foi para o Canadá trabalhar com Rutherford na Universidade McGill (Montreal), onde permaneceu até 1902. Juntos Soddy e Rutherford estudaram os fenômenos da radioatividade, um fenômeno na época inexplicável. Frederick Soddy foi um físico-químico pioneiro nos estudos da radioatividade, contribuiu para o desenvolvimento da química para substâncias radioativas, verificando que o decaimento radioativo obedeciam algumas leis e sobre a origem e natureza dos isótopos.
Frederick Soddy |
Em 1919, se tornou magistrado na Universidade de Oxford, lecionando química inorgânica e física. Na mesma instituição e no ano seguinte, Soddy previu, observando as taxas de decaimento radioativos, que isotopos poderiam ser usados para datação geológica de rochas e fósseis.
Foi eleito membro da Royal Society em 1910. Ganhou o Prêmio Nobel de química em 1921, em reconhecimento ao seus estudos sobre decaimento radioativo e caracterização e reconhecimento de isotopos.
Em 1936 se aposentou aos 59 anos. Faleceu em 1956, aos 79 anos. Em 1981 foi homenageado na Suécia com a emissão do selo Scott No. 1389. Uma cratera da Lua, na parte escura, tem o nome de Soddyite, em sua homenagem.
Publicações e Ativismo
Após sair de Glasgow,em 1914, Soddy dedicou seu tempo a teoria econômica, social e política. Escreveu alguns livros sobre esses assuntos, retirou-se da pesquisa em substâncias radioativas, sendo os livros mais conhecidos sobre o assunto:
- Matéria e Energia (1912)
- A história da energia atômica (1949)
Com o tempo se tornou uma figura controversa, pois havia se tornado um crítico social franco, culpava os cientistas por desconsiderarem as consequências de seus trabalhos na sociedade. Isso incluía seu trabalho com materiais radioativos,destaco a declaração:
"[...]nosso trabalho tem sido frequentemente usado para basear os usos, que leva aos desastre. Mas o que é pecado para o moralista e crime para o jurista e para o cientista é a ignorância. [...] conhecimento e ignorância são os adversários imemoriais."
Em um de seus livro, pediu a reestruturação da economia global, sua teoria se baseou nas leis da termodinâmica e que um equipamento não pode existir em movimento perpétuo, mas deve extrair energia de uma fonte externa. Desta forma, Soddy chegou a conclusão que a riqueza não é gerada infinitamente do nada.
Já na reunião do Novo Grupo da Europa (terceiro aniversário da bomba de Hiroshima), expôs sua opinião:
" [...] deveríamos comemorar ... o triunfo do homem sobre o problema da transmutação e não seu primeiro uso indevido por políticos e autoridades militares em Hiroshima."
Descobertas de Frederick Soddy
Junto com seu orientador,o Rutherford, Soddy anunciou a teoria geral da desintegração radioativa (transmutação). Juntos demonstraram que elementos radioativos sofrem decaimento em outros elementos, ou seja, transmutavam, e, emitiam radiação do tipo ou alfa, ou beta ou gama.
Nos anos seguintes, Soddy descobriu que o hélio era um dos produtos da desintegração radioativa do rádio, e enunciou como "Lei do Deslocamento", enquanto trabalhava na Universidade de Glasgow.
Em 1913, Soddy foi o primeiro a anunciar o conceito de isótopos ( do grego: iso: local igual ou igual), em que átomos podem ser quimicamente idênticos, mas com pesos atômicos diferentes.
Tabela de isotopos |
Primeiro lei da Radioatividade (lei de Soddy):
Refere-se ao decaimento radioativo pela emissão de partícula alfa.
Quando um átomo, ao decair, emite uma partícula alfa ( partícula similar a um átomo de hélio sem seus elétrons - 42α+2) e um outro átomo cujo elemento é diferente do que decaiu. Isso ocorre, que há uma redução em 4 unidades de massa e 2 unidades de seu número átomo,ou seja, o átomo ao decair se torna menor, como se pode observar no exemplo do decaimento plutônio (Pu) abaixo:
![]() |
Decaimento do Pu em U e emTh |