Leis Ponderais: Lavoisier, Proust e Dalton

A alquimia perde espaço e a química começa e emergir com a formulação das leis ponderais: a Lei de Lavoisier, a Lei de Proust e a Lei de Dalton.
O estudo meticuloso desses cientistas se destacam pelos experimentos e ponderações pontuais sobre reações químicas. Assim, tornaram-se uma forma de compreender o papel das reações químicas, o comportamento dos elementos químicos em um meio reacional, a relação entre as massas dos elementos presentes em uma reação.

As Leis Ponderais


1. Lei de Lavoisier:  Lei da Conservação das Massas


Antoine Laurent Lavoisier realizou diversos experimentos em ambientes variados. 
Ao realizar seus experimentos em ambiente fechado, Lavoisier constatou que a soma das massas dos reagentes era igual a massa dos produtos.
Isso foi notado porque o Lavoisier pesou a massa contida em cada substância antes de colocá-las em contato e pesando após a reação, assim o cientista percebeu que essa relação era constante para qualquer reação. Que mais tarde foi reduzida a Lei de Lavoisier:

"Na natureza, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Um exemplo:

O principal componente do mármore é o carbonato de cálcio, que ao ser aquecido sofre decomposição em óxido de cálcio e gás carbônico. Se considerar que 100g de mármore é composto por 100g de carbonato de cálcio, e, após aquecimento restou um pó com massa de 56g, então a reação pode ser representada pela equação:

CaCO3(s) →CaO(s) + CO2(g)
100g       → 56g   +    x  
100g       =  56g   +    x  
x = 44g
Então a massa de CO2(g) é 44g

2. Lei de Proust: Lei das Proporções Constantes


Proust observou algo similar a Lavoisier, ao realizar a eletrólise da água. Desta forma a água se decompôs em hidrogênio e oxigênio gasoso, conforme tabela abaixo:
leis ponderais proust
Eletrólise da Água

Assim Proust observou que havia proporção entre as partes da reação, principalmente entre os produtos e que essa proporção era fixa e imutável, por fim enunciou:

" A proporção em massas das substâncias que reagem e que são produzidas em uma reação é fixa, constante e invariável."


3. Lei de Dalton: Lei das Proporções Múltiplas


Dalton observou que algumas substâncias ao serem postas em contato em proporções diferentes formavam compostos diferentes. Para enunciar com maior clareza, Dalton fixou a massa de uma substância e variou a massa das outras substâncias. 

Lei das Proporções Múltiplas de Dalton

Em 1803, formulou a seguinte hipótese:

" Quando dois elementos distintos formam duas ou mais substâncias compostas distintas, se a massa de um permanecer fixam, a do outro irá variar em uma relação de números inteiros e pequenos".

Referências