Maria Gaetana Agnesi |
Primogênita de vinte três filhos, de uma família culta e rica, Maria Gaetana Agnesi nasceu em Milão em 1718. Seu pai, teve condições de lhe oferecer os melhores tutores, o que resultou em uma educação privilegiada em várias áreas.
Aos nove anos, escreveu um discurso em publico defendendo o ensino de alta qualidade para mulheres. É considerada autora do primeiro livro que tratou simultaneamente de cálculo diferencial e integral.
A Juventude Maria Gaetana Agnesi
Devido a primorosa educação privada proporcionada por seu pai Pietro Agnesi, professor da Universidade de Bolonha, Maria Gaetana Agnesi, aos 9 anos, publicou um discurso defendendo a qualidade de ensino para as mulheres, em latim. Discursou-lhe, sem recorrer a leitura, em publico, em uma audiência acadêmica organizada por seu pai. Esse discurso, poucos sabem, foi escrito por um de seus tutores e traduzido pela jovem menina.
Aos 13 anos, dominava sete línguas: latim, italiano, grego, hebreu, francês, alemão e espanhol. Aos 15, seu pai a introduziu em um círculo de intelectuais e sua genialidade na área da Matemática, Física e Filosofia se tornou admirável.
Homenagem do Google à Maria Gaetana Agnesi (2014) |
Não se sabe ao certo a data, mas certo dia Maria confessou ao pai que gostaria de ser freira, seu pai implorou-lhe que ficasse e lhe fizesse companhia. Ao aceitar a oferta do pai, Maria lhe impôs três condições:
- (1) ir a igreja sempre que quisesse;
- (2) vestir-se de maneira simples e humilde;
- (3) não se obrigar de festas, teatros e outras diversões que considerava profana;
Matemática e Maria Gaetana Agnesi
Rampinelli, auxilio Maria G. Agnesia a entrar em contato com Riccati, o matemático que revisou a sua obra intitulada de "Istituzioni Analitiche ad uso della Gioventù Italiana" , publicada em 1748, em dois volumes, com temas de Álgebra,Geometria e Cálculo Infinitesimal.
A primeira seção de sua obra trata da análise de quantidades finitas, de problemas elementares de máximo e mínimo, tangentes e pontos de inflexão. A segunda seção discute a análise de quantidades infinitamente pequenas. A terceira seção trata de cálculo integral e apresenta uma discussão geral do estado do conhecimento. Na quarta e última seção do primeiro volume, trata-se do método inverso das tangentes e das equações diferenciais.
Curva de Agnesi |
No segundo volume, há apresentação de uma extensa discussão sobre a curva cúbica, conhecida como Curva de Agnesi, cuja equação é a seguinte x²y + a²y =a³.
Esses livros causaram grande repercussão por ser de autoria feminina e desenvolvidos com maestria, envolvendo questões matemáticas consideradas profundas e difíceis. a Academia de Ciência de Paris publicou um relatório elogiando a ordem, a clareza da obra, considerando a obra mais completa e com melhor tratamento já feito.
Por volta de 1750 Maria foi convidada para ocupar a cadeira de Matemática na Universidade de Bolonha. Agnesi também contribuiu na tradução francesa de Principia de Newton, publicado em 1756, com prefácio de Voltaire e direção de Clairaut.
Fim da Vida Acadêmica de Agnesi
Com a morte de seu pai, Maria G. Agnesi deixou a docência e se recolheu em um convento. Lá dedicou-se aos que sofriam de doenças graves. Agnesi ficou encarregada da direção da Instituição Pio Istituto Trivulzo logo que foi aberta e ali Maria permaneceu até a morte.
A instituição era uma casa para doentes e enfermos, Agnesi dedicou-se inteiramente,doando toda sua fortuna e trabalhando até sua morte, em 1799.
Conheça as outras mulheres homenageadas por esse blog: Mulheres que revolucionaram a ciência
Referencias